domingo, 15 de abril de 2012

Plante um jardim! 15/04


JARDIM
Um amigo me disse que o poeta Mallarmé tinha o sonho de escrever um poema de uma palavra só. Ele buscava uma única palavra que contivesse o mundo. T.S. Eliot no seu poema O Rochedo tem um verso que diz que temos "conhecimento de palavras e ignorância da Palavra". A poesia é uma busca da Palavra essencial, a mais profunda, aquela da qual nasce o universo. Eu acho que Deus, ao criar o universo, pensava numa única palavra: Jardim! Jardim é a imagem de beleza, harmonia, amor, felicidade. Se me fosse dado dizer uma última palavra, uma única palavra, Jardim seria a palavra que eu diria.
Depois de uma longa espera consegui, finalmente, plantar o meu jardim. Tive de esperar muito tempo porque jardins precisam de terra para existir. Mas a terra eu não tinha. De meu, eu só tinha o sonho. Sei que é nos sonhos que os jardins existem, antes de existirem do lado de fora. Um jardim é um sonho que virou realidade, revelação de nossa verdade interior escondida, a alma nua se oferecendo ao deleite dos outros, sem vergonha alguma... Mas os sonhos, sendo coisas belas, são coisas fracas. Sozinhos, eles nada podem fazer: pássaros sem asas... São como as canções, que nada são até que alguém as cante; como as sementes, dentro dos pacotinhos, à espera de alguém que as liberte e as plante na terra. Os sonhos viviam dentro de mim. Eram posse minha. Mas a terra não me pertencia.
O terreno ficava ao lado da minha casa, apertada, sem espaço, entre muros. Era baldio, cheio de lixo, mato, espinhos, garrafas quebradas, latas enferrujadas, lugar onde moravam assustadoras ratazanas que, vez por outra, nos visitavam. Quando o sonho apertava eu encostava a escada no muro e ficava espiando.
Eu não acreditava que meu sonho pudesse ser realizado. E até andei procurando uma outra casa para onde me mudar, pois constava que outros tinham planos diferentes para aquele terreno onde viviam os meus sonhos. E se o sonho dos outros se realizasse, eu ficaria como pássaro engaiolado, espremido entre dois muros, condenado à infelicidade.
Mas um dia o inesperado aconteceu. O terreno ficou meu. O meu sonho fez amor com a terra e o jardim nasceu.
Não chamei paisagista. Paisagistas são especialistas em jardins bonitos. Mas não era isto que eu queria. Queria um jardim que falasse. Pois você não sabe que os jardins falam? Quem diz isto é o Guimarães Rosa: "São muitos e milhões de jardins, e todos os jardins se falam. Os pássaros dos ventos do céu - constantes trazem recados. Você ainda não sabe. Sempre à beira do mais belo. Este é o Jardim da Evanira. Pode haver, no mesmo agora, outro, um grande jardim com meninas. Onde uma Meninazinha, banguelinha, brinca de se fazer Fada... Um dia você terá saudades... Vocês, então, saberão..." É preciso ter saudades para saber. Somente quem tem saudades entende os recados dos jardins. Não chamei um paisagista porque, por competente que fosse, ele não podia ouvir os recados que eu ouvia. As saudades dele não eram as saudades minhas. Até que ele poderia fazer um jardim mais bonito que o meu. Paisagistas são especialistas em estética: tomam as cores e as formas e constróem cenários com as plantas no espaço exterior. A natureza revela então a sua exuberância num desperdício que transborda em variações que não se esgotam nunca, em perfumes que penetram o corpo por canais invisíveis, em ruídos de fontes ou folhas... O jardim é um agrado no corpo. Nele a natureza se revela amante... E como é bom!
Mas não era bem isto que eu queria. Queria o jardim dos meus sonhos, aquele que existia dentro de mim como saudade. O que eu buscava não era a estética dos espaços de fora; era a poética dos espaços de dentro. Eu queria fazer ressuscitar o encanto de jardins passados, de felicidades perdidas, de alegrias já idas. Em busca do tempo perdido... Uma pessoa, comentando este meu jeito de ser, escreveu: "Coitado do Rubem! Ficou melancólico. Dele não mais se pode esperar coisa alguma..." Não entendeu. Pois melancolia é justamente o oposto: ficar chorando as alegrias perdidas, num luto permanente, sem a esperança de que elas possam ser de novo criadas. Aceitar como palavra final o veredicto da realidade, do terreno baldio, do deserto. Saudade é a dor que se sente quando se percebe a distância que existe entre o sonho e a realidade. Mais do que isto: é compreender que a felicidade só voltará quando a realidade for transformada pelo sonho, quando o sonho se transformar em realidade. Entendem agora por que um paisagista seria inútil? Para fazer o meu jardim ele teria que ser capaz de sonhar os meus sonhos...
Sonho com um jardim. Todos sonham com um jardim. Em cada corpo, um Paraíso que espera... Nada me horroriza mais que os filmes de ficção científica onde a vida acontece em meio aos metais, à eletrônica, nas naves espaciais que navegam pelos espaços siderais vazios... E fico a me perguntar sobre a perturbação que levou aqueles homens a abandonar as florestas, as fontes, os campos, as praias, as montanhas... Com certeza um demônio qualquer fez com que se esquecessem dos sonhos fundamentais da humanidade. Com certeza seu mundo interior ficou também metálico, eletrônico, sideral e vazio... E com isto, a esperança do Paraíso se perdeu. Pois, como o disse o místico medieval Angelus Silésius:

Se, no teu centro
um Paraíso não puderes encontrar,
não existe chance alguma de, algum dia,
nele entrar.
....
(Rubem Alves)


Mais um texto deste autor que já virei fã!Eu sinto falta de um jardim,já que moro em um apê fica difícil,mas não impossível,minha varanda é cheia de plantas e ainda tem planta na área de serviço.Por mim eu teria um imenso e bem cuidado jardim...Viram que boa idéia nesta foto aqui em cima?Usar pneus velhos como jarros de plantas!
Beijos e boa semana!


19 comentários:

  1. A Paz de Jesus e o Amor de Maria! Tudo bem, Ane? Espero em Deus que sim! Muito bom esse seu post! Boa reflexão! Muito interessante esse canteiro de pneus! Obrigada por sua visita! Atualizei agorinha. Beijinhos e uma semana abençoada! Samantha

    ResponderExcluir
  2. Lindoooo ... jardins sempre.
    Em nossa casa, em nossa alma.
    flores sempre por todos os lados.
    P vida ficar mais bonita.
    uma linda semana p vc
    beijos mil ****

    ResponderExcluir
  3. Oi Ane, tudo bem?
    Sobre a pergunta lá no blog,
    o google começa a cobrar depois que vc ultrapassa o 1G de limite disponibilizado por eles...

    beijinhos e boa semana

    ResponderExcluir
  4. Boa Noite querida amiga Ane!!!

    Como você está? Espero que bem =D
    Comigo tudo ótimo amada!
    Seja Bem Vinda na Casinha amiga!
    É um prazer enorme receber sua visita!
    Amei o look! Pode levar o selinho de award, tá?

    Obrigada pelo carinho depositado na
    CASINHA DAS GIFS ^^
    Beijinhos no coração e uma excelente semana.
    Com carinho... Tatiana Bertolin

    ResponderExcluir
  5. infelizmente apê
    nos deixa meio limitado
    né amiga, o texto é muito bom
    linda semana bjs

    ResponderExcluir
  6. Rubem Alves é mesmo DEZ!!! Linda escolha!beijos,chica

    ResponderExcluir
  7. Oiii, Ane...que lindo tudo isso amiga!
    Também sou louca por jardins..
    flores...verde...
    moro em apartamento também, mas temos um jardim lindo no térreo, e todos cuidamos... as orquídeas são as rainhas lá...e este ano nos presentearam com belíssimas flores..

    Lindas fotos, belas dicas, e textos de muito bom gosto...

    Beijos, minha querida...te espero no meu "Natureza lindaaaaaaaa"...

    ResponderExcluir
  8. Olá,Amiga Ane! Tudo bem?
    Vim ver as novidades e desejar uma Ótima Semaninha!
    Lindo texto de seu post!
    Amo Jardins ! Eles nos transmitem Paz ,Tranquilidade...
    Os Jardins Japoneses me deixam encantada!
    Pena que não tenho um Jardim em casa!Sniff...
    Postei uma Receitinha Nova na minha COZINHA.
    Passe pra conferir!
    Beijinhos, Mary.

    ResponderExcluir
  9. Ane,escolheu muito bem esse texto!Um jardim é mesmo como um sonho realizado!Muito linda e profunda msg!Adorei!bjs e boa semana!

    ResponderExcluir
  10. Oi Ane! Fabuloso o texto! Nada mais lindo do que um jardim e pelo que você conta você tem sim seu jardim! Um jardim suspenso! Sabe que ainda não me livrei da tosse? E esse xarope que estou tomando é forte, viu? Chega a dar suadouro na hora que eu tomo... Obrigada pelas visitas ao Manancial e Livre Pensamento! Fico feliz de encontrá-la em meus cantinhos! Bjks Tetê

    ResponderExcluir
  11. Oie Ane D+++ seu post..Rubem Alves eh show...msm em apto sempre dah p ter vasinhos e plantinhas :) uma semaninha com cheirinho de flores p vc..Bjinhux

    ResponderExcluir
  12. Olá Ane!
    Gosto muito dos textos de Rubem Alves.
    Que bela escolha.
    Acho maravilhosos,esses jardins que 'falam',pois alguns são mal cuidados e as plantinhas ficam lá morrendo.
    Ah,esses pneus coloridos ficaram uma graça!Adorei!
    Bjs!
    Boa semana :)

    ResponderExcluir
  13. Sou apaixonada por flores! Quando crescer quero ter um jardim bem na frente da minha casa e pretendo cuidar dele todos os dias, com devido amor e carinho! *-*
    Acho lindo, lindo, lindo ver todas aquelas plantinhas cheias de vidas como se estivessem sorrindo pra gente a cada novo dia! :)
    Enfim, adorei o texto também! Acho que essa parte da 'paciência de esperar por um sonho' pode se encaixar em outros aspectos da vida também... Sempre é necessário esperar e persistir em nossos sonhos! ^^



    Beijinhos, Amanda Cristina.
    www.primeiro-livro.com

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro jardins, e também aqui em casa não tenho como fazer. Também morro em predios.Eu adoro Rubens Alves é um dos meu poetas favoritos.

    Amiga, te indiquei num meme que me indicaram, e as pergunta são 5 sobre blog, achei bacana e te indiquei espero que aceite, mais se não quiser não precisa fazer, não tem problema. Não curto muito esses meme, mas achei bacana e resolvi aceitar.
    Desejo uma ótima semana. Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Já sou fã dele...

    Lindo jardim.

    Obrigada pelo carinho Ane, minha mãe está bem melhor, graças a Deus e as orações feitas.

    beijooo.

    ResponderExcluir
  16. muito lindo.. sábias palavras... Beijos http://legally.jenynha.zip.net

    ResponderExcluir
  17. Ane! Que texto lindo! Realmente jardins tem alma é mudam nosso humor, olhar quando estamos neles e até quando só olhamos por uma foto, tbm sinto falta de um jardim pois moro em segundo andar. Achei lindo esse jardim em pneus super colorido. Beijokinhas e obrigada por sempre está presente em meu cantinho!!!

    ResponderExcluir
  18. Oie Ane passando p t desejar um fds MARA!!! E reler seu post eh bom D+++ Bjinhux

    ResponderExcluir
  19. amiga feliz final de semana
    beijokas

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir