domingo, 25 de maio de 2014

Um dos meus animais preferidos:Os gatos!


Participando da Semana Colorida da Anne Lieri,aliás,adorei este tema!

Curiosidades sôbre gatos:
  1. Existem cerca de 250 raças de gato-doméstico, cujo peso variável classifica a espécie como animal doméstico de pequeno a médio porte. Assim como cães com estas dimensões, vive entre quinze e vinte anos.
  2. Na cultura humana, o gato figura da mitologia às superstições, passando por personagens de desenhos animadostiras de jornaisfilmes e contos de fadas. Entre suas mais conhecidas representações, estão os gatos: TomFrajolaManda-ChuvaGato FélixGaturroO Gato de Botas e Garfield.
  3. Os gatos domésticos atuais são uma adaptação evolutiva dos gatos selvagens. Cruzamentos entre diferentes espécimes os tornaram menores e menos agressivos aos humanos.Os gatos foram domesticados primeiramente no Oriente Médio nas primeiras vilas agriculturais do Crescente Fértil.Os sinais mais antigos de associação entre homens e gatos datam de 9 500 anos atrás e foram encontrados na ilha de Chipre.
  4. Registros encontrados no Egito, como gravuraspinturas e estátuas de gatos, indicam que a relação desse animal com os egípcios data de pelo menos 5 000 anos. Elementos encontradas em escavações indicam que, nessa época, os gatos eram venerados e considerados animais sagrados. Bastet (Bast ou Fastet), a deusa da fertilidade e da felicidade, considerada benfeitora e protetora do homem, era representada na forma de uma mulher com a cabeça de um gato e frequentemente figurava acompanhada de vários outros gatos em seu entorno.
  5. As gatas costumam ter os pelos mais lustrosos e brilhantes do que os machos, em contra partida elas costumam soltar mais pelos do que os gatos, principalmente nos períodos do início do cio. Os gatos tricolores ou de até quatro cores são normalmente fêmeas; quando são machos, são estéreis.
  6. Os seres humanos e os gatos têm limites similares de audição em baixa frequência, que devem rondar os 20 Hz. Já na escala de alta frequência, os gatos têm ampla vantagem, alcançando os 60 kHz, superando até mesmo os cães. Os gatos podem ouvir até duas oitavas acima dos humanos (20 kHz) e meia oitava além dos cães. Quando detectam um som, as orelhas do gato imediatamente voltam-se para o ruído.
  7. O miado é uma forma que os gatos criaram para se comunicar com humanos. Em estado selvagem, gatos raramente miam, usando marcas odoríferas e arranhões para marcar território e avisar outros gatos de que estiveram ali.
Frases e imagens com gatos:


O melhor exercício para um gato é outro gato.(Jo e Paul Loeh)


Sois o Grande Gato,vingador dos deuses e juiz das palavras,chefe dos chefes supremos e governador do círculo sagrado; Sois na verdade...o Grande Gato.(Inscrição no Sepulcro Real em Tebas,Egito)


Lá está ele deitado,sonhando,ronronando e,ocasionalmente,mudando as patas de posição em um extâse de prazer acolchoado.Parece a encarnação de todas as coisas macias,sedosas e aveludadas,uma composição sem arestas,um sonhador cuja filosofia é dormir e deixar dormir.("Saki" Hector Hugh Munro)


Gatos são como música: é inútil explicar seu valor para aqueles que não sabem aprecia-los.(desconheço autor)


Os gatos inventaram a auto-estima.(Erma Bombeck)



E esta era a gatinha mais linda e fôfa do mundo...minha gatinha Leti! No mês que vem completará 1 ano de sua partida para o céu dos gatos...Minha companheira de vida por mais de 20 anos,pena que os gatos não vivem pra sempre...Chorando aqui...
Beijos nas bochechas!

17 comentários:

  1. Olá Ane, que participação completa e muito interessante sobre estes animais que também aprecio muito!
    Imagino a saudade do seu gatinho que partiu!
    Um beijinho e uma semana colorida com muitas alegrias! Um beijinho. Ailime

    ResponderExcluir
  2. Uau! Uma pesquisa completa! Adorei pois aprendi coisas que eu não sabia! No Antigo Egito os gatos eram animais tidos como sagrados... Leti? Saudade eterna! Pra sempre nos nossos corações! Bjks e uma semana abençoada! Tetê

    ResponderExcluir
  3. Ane,quantas curiosidades interessantes! Esses gatinhos do Egito deviam ser demais! Se hoje já se portam como reis, imagine naquele tempo!...rss...amei as imagens tão fofas e os belíssimos pensamentos que escolheu! bjs e boa semana pra vc,

    ResponderExcluir
  4. Oi Ane,
    Gostei das frases sobre gatos, e as curiosidades, achei bem interessantes, eu desconhecia tudo isso.
    Que fofas essas imagens!
    Uma boa semana!
    Bjs.

    ResponderExcluir
  5. Ane, quanta curiosidade sobre gatos que eu não sabia!
    Adorei!
    Beijinhos,Pedrinho

    ResponderExcluir
  6. Puxa!Quantas coisas aprendi aqui! Valeu te ler! bjs, tudo de bom,linda participação!chica

    ResponderExcluir
  7. Ane, belas informações! Gostei!
    Linda participação!bjs
    Amara

    ResponderExcluir
  8. Ane, você nos deu uma agradável lição sobre os gatos, com informações que me eram desconhecidas. A postagem ficou bela, com as imagens e citações. Tenha uma linda semana. Bjs.

    ResponderExcluir
  9. Bela e rica postagem! Como amo gatos sei de sua dor! Perdemos dois e sinto falta demais, embora tenha ficado ainda com três! Tudo de bom! Beijos e que sua semana seja colorida e de paz! Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi, Ane!
    É uma pena mesmo que os animais domésticos não vivam mais :( Não sabia que os gatos tricolores, quando machos são estéreis. Aprendendo bastante sobre gatos nessa postagem!
    Feliz semana colorida para você!
    Beijus,

    ResponderExcluir
  11. Ane, participação muito significativa! Muitos detalhes!!
    Um abraço grande... Muita paz e uma boa semana...

    ResponderExcluir
  12. Oi Ane!
    Só que tem o privilégio de conviver com os animais sabe o quanto amor carregamos e quanta falta sentimos em cada partida. Nunca tive gatos, pois tenho muitos cachorros, mas os amo tb e acho lindos demais. Sempre digo, que se pudesse, teria vacas, gatos, galinhas, patos, coelhos, cabras... mas morreriam todos de velhice, pq amo demais os animais e a natureza.
    Já conhecia uma parte das curiosidades que mencionou e amei as frases, principalmente a do gatinho de barriga pra cima com o novelo rsrs. Muito fofa. Depois vou guardá-la em Pensamentos Engarrafados.

    Quanto ao porta retrato, façamos assim: vou encomendar a peça. Assim que a tiver te aviso e já começo o trabalho. Antes de postar te comunico para pegar endereço e te envio os dados para depósito, tudo bem?

    Abração esmagador e lindo dia!

    ResponderExcluir
  13. Adorei ler a tua participação, muita informação nova, e as imagens então? fofinhas, só aquele gato deus que eu não si não, muito sério coitado, mas é bonito, beijos Luconi

    ResponderExcluir
  14. Oi Ane, eu amo animais, mas gatos são os preferidos.
    Não sei se vc sabe, mas eu tenho um lindo gato trigado chamado Jimmy, fiz um post lá no blog falando da nossa história de vida, se te interessar este é o link: http://www.mesadeconversa.com/2014/04/espaco-aberto-que-historia-tem-voce-com.html

    Gostei do post.

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. OI ANE!
    TADINHA, NÃO CHORA!
    MAS, É ASSIM MESMO, ELES, OS ANIMAIS, TANTO GATOS COMO CÃES, DÃO TANTO AMOR QUE QUANDO SE VÃO, DEIXAM UM VAZIO EM NOSSAS VIDAS.
    MUITO LEGAL TEU POST, APRENDI BASTANTE.
    ABRÇS

    http://zilanicelia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Amiga, como sabe amo gatos e amei a sua postagem.

    Imagens encantadoras. Adoro estes amigos!

    beijinho

    ResponderExcluir

Prezado comentarista deste cantinho cor de rosa: os comentários passarão por moderação antes de serem publicados! Obrigada pela visita e comentário, assim que for possível passarei em seu blog, não esqueça de deixar o seu endereço! Beijos nas bochechas!

Paginação numerada



Subir